DICAS PARA AVENTUREIROS E INICIANTES EM TRILHAS – MOCHILA ULTRALIGTH (TREKKING ULTRALEVE)

O dicas para aventureiros e iniciantes tem como objetivo levar conteúdos de interesse mútuo e que agreguem conhecimento para tornar a sua aventura mais proveitosa e segura

Neste primeiro tema vamos falar sobre a influência do peso x tipo de aventura que você vai realizar.

  • Você já parou para pensar que quanto mais peso você leva em sua aventura, mais difícil ela fica?

Para isso separamos algumas dicas que podem te ajudar a montar uma mochila mais leve.

Dica 1: Tenha controle do peso de cada item da sua mochila, isso pode ser feito em forma de check list, inventário ou planilha. O peso dos itens são informados no site de compra ou manual do produto. No site www.lighterpack.com você consegue montar uma relação com todos os itens que vão entrar na sua mochila, com foto, peso e descrição, conseguindo ter acesso ao peso total antes de colocar os itens na mochila.

Dica 2: Simplifique! Você não precisa levar um arsenal de facas para natureza, um número grande de panelas, talheres, roupas, produtos de higiene. Você pode diminuir volumes de produtos de higiene colocando em potes menores, levando só a quantidade que vai usar. Substituir itens pesados por mais leves, por exemplo uma pasta de dente você não precisa levar um tubo inteiro, leve só o que vai usar.

Dica 3: Pesquise bem seu equipamento antes de comprar, não se apegue ao mais barato ou o mais usado, busque o equipamento que mais atende suas necessidades, você pode comprar produtos importados se não tiver tanta pressa pois a maioria deles são mais leves que os nacionais, por exemplo as barracas importadas.
Para deixar sua mochila mais leve você precisa analisar o peso dos produtos antes da compra e comparar até conseguir o equipamento que é mais leve e tem a qualidade que te atende, nas condições que você pode investir. Se você errou na compra de algum equipamento pode tentar vender em páginas de vendas, marketplace do Facebook, grupos do WhatsApp, redes sociais e plataformas digitais como mercado livre, olx, enjoei, o equipamento que não serve para você pode ser muito útil para outra pessoa.

Dica 4: Tenha equipamentos de uso múltiplo, ou seja um item que faça função de vários outros, existem vários equipamentos com dupla função, exemplo bastões de trekking podem servir como estrutura da barraca, bandana pode ser usada como toalha, entre tantos outros exemplos.

Dica 5: Desenvolva habilidades, um exemplo é você estudar bem Previsão do tempo para evitar levar equipamentos desnecessários como roupas em excesso, estude o percurso principalmente pontos de água, isso evita que você leve mais água do que precisa. Calcule adequadamente a quantidade de comida necessária para sua aventura para evitar levar pesos excessivos. Você pode diminuir o peso da sua mochila dividindo itens compartilháveis com seu parceiro de aventura.

Dica 6: Sistemas! Saiba escolher principalmente seu sistema de dormir, você pode substituir varetas pesadas por varetas mais leves, espeques também, pode compactar melhor seus itens com sacos de compressão. Saber escolher a configuração adequada de suas roupas é essencial, pois dependendo da temperatura você não precisa levar um fleece ou jaqueta impermeável, somente uma corta vento já irá atender essas necessidades, tudo isso deve ser analisado de acordo o clima x aventura que você vai fazer.

Ser leve não significa deixar de levar o essencial, mas sim ser mais minimalista e inteligente na organização de seus itens.

Evite recipientes pesados, mochilas com estruturas pesadas, barracas acima de 2,0kg , retire plásticos dos itens que você consegue antes da sua aventura evitando lixo em excesso, leve menor quantidade de creme, pastas, papel higiênico, lenço umedecido e qualquer outro item que se aplique a sua aventura.

Pese sua mochila antes da aventura e se possível reduza ao máximo o peso dela para um Trekking Ultraleve.

Substitua barraca por rede em locais onde é possível.

Tenha uma logística de qualidade para evitar levar comida e bebida em excesso.

Curtiu as dicas? Acompanhe a Ascendente nas redes sociais para mais conteúdos desse tipo, para mais informações (11) 97800-0448.

Autor: William Cavalcante
Ascendente Ecoturismo.